5 erros ao preparar chá
5 erros ao preparar chá

5 erros ao preparar chá

Chá geladinho no verão ou bem quentinho no inverno é uma delícia, ele hidrata, relaxa e acompanha seus rituais diários. Ainda assim, é comum ouvir algumas pessoas dizerem que não gostam de chá. Isso pode acontecer por conta do modo de preparo, afinal, essa bebida é super delicada e por isso, é fácil cometer alguns erros ao preparar.

Pra ajudar, separamos algumas dicas que podem transformar o sabor, o aroma e o seu passo a passo ritualístico ao preparar uma xícara de chá. Tira 5 minutinhos do seu dia e vem analisar com a gente se você não está cometendo um desses erros ao preparar o seu blend favorito. 

Escolher mal o chá

Escolher o chá certo para cada momento pode transformar sua experiência com a bebida. Isso porque, alguns chás podem ser calmantes, estimulantes, digestivos… e tudo isso pode mudar a sua forma de sentir a bebida.

Antes de dormir, é interessante escolher infusões com ingredientes calmantes, relaxantes e que estimulem o sono, como é o caso da camomila, erva-doce e a menta. Por exemplo: Dream On, Adorable e Evening.

Ao acordar, vale abusar de chás com alto teor de cafeína, já que esses ingredientes ajudam a despertar, trazem mais energia e jogam o astral lá em cima. Por exemplo: Indian Flavour, Bourbon Vanilla e Ginger Lemon.

Exagerar na quantidade de erva

O chá, assim como o café, pode ser tomado com diversas intensidades, e isso varia muito de acordo com o gosto pessoal de quem está consumindo a bebida. Por isso, um dos erros ao preparar chá pode ser o exagero na quantidade de erva infusionada.

Pra começar, vale seguir a quantidade de erva indicada na embalagem, e depois, aos poucos, ir se arriscando mais, aumentando ou diminuindo as quantidades.

De forma geral, esse gosto vai se formar a partir de experimentação, por isso, vale a pena provar infusões mais intensas, mais fracas, e até as medianas, variando as quantidades e anotando proporções.

Infusionar em água fervente

O chá e as infusões costumam ter temperaturas de infusão diferentes, nem todas elas recebem bem a água fervente, e isso pode sim impactar no sabor e na experiência do chá.

Vale prestar atenção na temperatura indicada nas embalagens e no tipo de chá ou infusão escolhido, já que chás verdes e brancos costumam ser mais delicados e infusionam melhor em temperaturas entre 70 e 80 graus. 

Não usar um bom infusor de chá

Um infusor com microfuros pode transformar seu ritual porque eles evitam que a erva passe para o líquido, o que proporciona uma bebida com sabor mais limpo e uma experiência sensorial completa.

Esquecer as folhas na água

Todo chá ou infusão tem um tempo indicado para não queimar e amargar. Ao esquecer as folhas na água, sua bebida pode ficar com um gosto diferente do esperado e isso pode desagradar o paladar.

Para acertar sempre, fique atento ao tempo de infusão indicado na embalagem do seu blend (o tempo mínimo garante uma infusão mais suave, já o tempo máximo uma infusão mais intensa), assim que o tempo passar, retire o infusor da água. 

E lembre-se, se quiser um sabor mais intenso no seu chá, aumente a quantidade de erva, mas não ultrapasse o tempo máximo de infusão indicado no rótulo do seu blend. Dessa forma, é possível garantir o melhor sensorial para a sua bebida. 

LEIA TAMBÉM: Entenda a diferença entre chá e infusão

E aí, você ainda comete esses errinhos? Ah, e para conhecer toda a nossa linha de produtos, procure a franquia Moncloa mais próxima ou compre online. Siga também nosso Instagram.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *