O nobre chá branco
O nobre chá branco

O nobre chá branco

De sabor aveludado e aroma amendoado por conta de seu processo de produção, o chá branco é o mais delicado entre os chás oriundos da Camellia sinensis e é um dos que mais produz o hormônio da felicidade. 

Nesse texto você vai poder conhecer mais sobre os benefícios do chá branco, como ele é produzido e algumas curiosidades dessa bebida tão especial.

O que é chá branco?

As folhas tenras colhidas ainda em botão, fazem parte do delicado processo de elaboração do chá branco. 

Uma vez colhidas, as folhas passam por um cuidadoso processo de desidratação parcial, que se utiliza de bandejas grandes no lado externo do armazém. Ao cabo de 24h a erva é levada para dentro do armazém para a desidratação total, até estar pronta para ser embalada longe de qualquer interferência externa.

Curiosidades

Algo muito interessante sobre o chá branco é que ele não é delicado apenas no sabor, mas também em seu nome que carrega uma curiosidade graciosa.

Para o processo do chá branco, são usadas as folhas mais novas da planta, essas que são chamadas de silver needle (agulha prateada em inglês), por possuírem uma penugem de coloração branca, originando o nome do chá. 

Uma outra curiosidade é que, por não ser oxidado, o chá branco é mais adocicado, trazendo um sabor amendoado, além de seu aroma e liquor serem mais suaves do que os outros. 

Tanto quente quanto gelado ele agrada a qualquer paladar, mas seu preparo precisa ser cuidadoso, pois caso a água esteja em uma temperatura muito alta, as folhas podem queimar e assim amargar o sabor do chá. 

Na Moncloa cada blend de chá branco vem com a quantidade e a temperatura ideal da água para que se tenha a melhor experiência. 

Quais os benefícios do chá branco?

O chá branco é conhecido por proporcionar uma sensação única de bem-estar, isso porque a L-teanina é um bioativo presente na Camellia sinensis, e age na produção do hormônio da felicidade. 

1. Possui propriedades antioxidantes

Os antioxidantes são conhecidos por oferecer muitos benefícios à saúde. Além de auxiliar na eliminação de radicais livres e elevar a imunidade, ele ainda previne o dano oxidativo das células do corpo, evitando o risco de quadros gripais.

2. Auxilia no controle do colesterol

Os flavonoides encontrados no chá branco estão associados também à redução do risco de doenças cardiovasculares. Essas substâncias ajudam na diminuição da pressão arterial sanguínea, o que é bom para pessoas com este problema cardiovascular.

3. Foco e bem-estar

Uma substância muito famosa presente na Camellia sinensis é a L-teanina, um aminoácido que auxilia no aumento dos hormônios da felicidade – serotonina e dopamina – que ajudam a amenizar os sintomas da ansiedade e proporcionam bem-estar.

O chá branco é sem dúvida alguma um chá delicado e apaixonante. Na Moncloa você pode encontrar algumas versões em nossas latas brancas. O Classic White é o chá branco puro e tradicional indicado para ser consumido quente. Em blends combinados com frutas, como o Sweet Mulberry, pode ser consumido em um delicioso drink com gelo. 

Que tal encontrar o seu preferido? Enjoy your momentea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.