Como preparar o chá perfeito
Como preparar o chá perfeito

Como preparar o chá perfeito

Chá pode ser a companhia perfeita ao levantar, trabalhar, estudar e até mesmo, dormir. Mas, além das delícias e benefícios de consumir essa bebida, ela também pode ser a porta de entrada de um ritual de contemplação só seu.

Afinal, aquecer a água, separar a erva, ver o líquido ganhar tonalidade e sabor, tudo isso, faz parte de uma experiência sinestésica insubstituível.

Para preparar seu chá perfeito e aproveitar verdadeiramente seu sabor, são necessários alguns cuidados na hora do preparo. Por isso, separamos um passo a passo que vai te ajudar a experienciar o sabor verdadeiro de cada chá ou infusão e aproveitar os benefícios das ervas que compõem nossos blends.

Vem com a gente, vem. Você merece que esse ritual seja incrível.

Chá ou Infusão?

Para que sua bebida fique com o sabor perfeito, vale a pena começar pelo começo. O chá costuma ser uma bebida preparada a partir da Camellia sinensis, uma planta que dá origem a variações tradicionais, como por exemplo, chá preto, chá verde, chá branco e puerh

A infusão, por sua vez, é a bebida que resulta da infusão de outros ingredientes (que não vêm da Camellia sinensis) em água quente. Ou seja, composições com ervas, flores e frutas costumam ser chamadas dessa maneira.

E o que isso tem a ver com a busca pelo chá perfeito? Tudo. Afinal, chás e infusões costumam ter formas diferentes de preparo

3 dicas para preparar seu chá perfeito

Vale a pena também conferir as dicas que separamos para você. Elas vão garantir mais cor, sabor e aroma para sua bebida. 

Quantidade da erva 

Para começar o preparo do chá perfeito, vale a pena entender melhor a quantidade de erva.

Há uma confusão quando se fala em tomar chás mais fortes ou mais fracos. Isso porque, é comum achar que o tempo de infusão determina a intensidade de sabor do chá. Não é verdade. Se gosta de chá com sabor mais intenso, vale usar mais erva no preparo.

Nunca deixe a sua infusão passar do tempo indicado na embalagem do seu blend, ao invés de deixá-lo com sabor mais intenso, o que vai acontecer é a alteração do sabor da sua bebida, deixando-a amarga.

Temperatura

Aquecer a água é o próximo passo para preparar o chá perfeito. Para saber qual a temperatura ideal, basta seguir as recomendações impressas na embalagem do seu blend Moncloa.

De forma geral, o chá branco, o chá verde e o puerh costumam ser mais delicados e por isso, devem ser infusionados com água a 80ºC, 75ºC e 90ºC, respectivamente. Já o chá preto recebe bem a água fervente e pode ser preparado com a água em 100ºC.

Seguir essas recomendações pode ser importante para manter o sabor do seu chá. Isso porque, infusões com temperaturas mais altas que o indicado podem deixar sua bebida mais amarga e/ou com o sabor alterado. 

Tempo de Infusão

Além da temperatura, o tempo de infusão também é determinante para o sabor do chá. Para saber qual a do seu blend Moncloa, basta seguir as recomendações impressas na embalagem.

Não seguir as recomendações pode deixar sua bebida amarga, alterar o sabor e não extrair o melhor de cada blend.  Por isso, vale a pena seguir essas recomendações. Assim que atingir o tempo descrito na embalagem, retire o infusor da água.

Preparamos uma tabela que vai te ajudar a seguir nossas recomendações:  

Gostou dessas informações e quer saber mais sobre esse universo? Continue acompanhando nossas publicações. Para rituais de autocuidado, procure a franquia Moncloa mais próxima ou compre online.  Siga também nosso Instagram

4 comentários

  1. Pingback: Conheça opções de infusores de chá  - Blog Moncloa

  2. Pingback: Conheça os melhores acessórios para chá - Blog Moncloa

  3. Pingback: Conheça os benefícios do Matcha - Blog Moncloa

  4. Pingback: O elegante chá preto - Blog Moncloa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *