O elegante chá preto
O elegante chá preto

O elegante chá preto

Sem dúvida alguma, o chá preto traz sofisticação e elegância que nunca saem de moda. Mas você sabe o que é o chá preto e como ele é produzido?

Neste texto, você vai aprender os benefícios do chá preto, como ele é produzido e algumas curiosidades sobre essa bebida tão especial.

O que é chá preto?

Diferentemente dos outros chás, em seu processo de elaboração a partir da Camellia sinensis, após ser colhido, a erva passa por uma desidratação parcial, na qual as folhas ficam estocadas em máquinas por cerca de 8 horas. Quanto mais tempo na máquina, mais aromático o chá fica.

Então através do processo do enrolado – um processo manual pelo qual a erva passa para tomar sua forma – é onde acontece a quebra da parede da folha, dando início ao seu processo de oxidação total, que é o que resulta na característica do chá, até estar pronto para ser embalado.

Curiosidades e variações

Ao redor do mundo, existem diferentes formas de consumir e chamar o chá preto, bem como histórias que tornaram esse chá tão famoso e consumido.

Na Ásia, ele é conhecido como chá vermelho pela coloração do liquor, mas no resto do mundo é popularmente conhecido como chá preto por conta do aroma e coloração da erva. A Moncloa conta com uma cartela de variações de chá preto, o Classic Black por exemplo, traz o chá preto puríssimo em sua melhor versão, cheio de personalidade. 

O famoso Classic Earl Grey, que é o queridinho da rainha, traz consigo uma história de como foi criado. Conta-se que essa versão do chá preto com notas de bergamota vem da primeira metade do século XIX. 

Earl Charles Gray (ou Conde Grey) transportava seu carregamento de chá preto quando uma tempestade atingiu seu navio, quebrando garrafas de óleo de bergamota sobre as ervas. Depois de secar o chá e prepará-lo, percebeu que o óleo não havia destruído o chá, mas o enriqueceu com novas e impressionantes qualidades aromáticas, surpreendendo agradavelmente todos os presentes no navio.

Quais os benefícios do chá preto?

O chá preto é muito conhecido por possuir uma quantidade menor de cafeína que o café, e as propriedades antioxidantes presentes no chá retardam a absorção dessa cafeína, fazendo com que o efeito no organismo seja suave e prolongado.

1. Possui antioxidantes e antígenos

Os antioxidantes e antígenos são conhecidos por oferecer muitos benefícios à saúde. Além de auxiliar na eliminação de radicais livres e elevar a imunidade, ele ainda previne o dano oxidativo das células do corpo, evitando o risco de quadros gripais e doenças crônicas como diabetes e obesidade, ajudando na diminuição do colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom (HDL).

2. Acelera o metabolismo

O chá preto é muito conhecido por conter cafeína, que acelera o metabolismo, e polifenóis, que são catequinas, que ajudam a reduzir o apetite e também atuam na redução de gorduras no organismo. Ele ainda atua como um poderoso diurético, que auxilia na diminuição do inchaço por retenção de líquidos.

3. Foco e bem-estar

Uma substância muito famosa presente na Camellia sinensis é a L-teanina, um aminoácido que auxilia no aumento dos hormônios da felicidade – serotonina e dopamina – e em conjunto com a cafeína, eles atuam diretamente na saúde neurológica, proporcionando uma sensação de bem-estar, foco e concentração.

Agora que você já sabe tudo sobre o chá preto, que tal encontrar a sua variação preferida? Puro como o Classic Black ou tropical como um Tropical Moon, as versões desse chá combinam com todos os gostos.

Descubra o seu preferido. Enjoy your momentea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.