Oolong, o chá azul
Oolong, o chá azul

Oolong, o chá azul

Experimentar o chá oolong é sem dúvida alguma vivenciar um florescer. O tão conhecido chá azul é um dos filhos da Camellia sinensis, e traz consigo um processo um pouco diferente dos outros.

Ficando entre o chá verde e o chá preto em termos de oxidação, o oolong é parcialmente oxidado, e seu resultado final de aroma e sabor suaves se dão por conta dessa variação.

O que é chá oolong?

Ao contrário dos outros chás, após ser colhida, a erva passa por um pequeno processo de desidratação e logo após ela é colocada em cestas de bambu giratórias, que fazem pequenos cortes na folha, iniciando assim seu processo de oxidação.

E é aí que entra o segredo do oolong. Para um chá pouco oxidado e com o liquor claro, se interrompe rapidamente o processo de oxidação, mas, caso o resultado esperado seja um chá mais oxidado e com o liquor mais escuro, deixa-se que o processo de oxidação aconteça por um tempo maior.

Então é realizado o processo de fixação – que interrompe a oxidação da folha – no qual a erva é aquecida a 70º entre 30 segundos e 2 minutos. Após isso a erva passa pelo processo do enrolado.

O enrolado é um processo em que a erva é colocada em um uma espécie de lençol gigante onde são feitas “bolinhas de chá”. Depois disso o chá é colocado em máquinas que giram de 30 a 60 vezes resultando em pequenas favas. As favas são desidratadas totalmente até que o chá esteja pronto para ser cuidadosamente embalado.

Curiosidades

Uma coisa muito interessante a respeito do oolong é que ele verdadeiramente proporciona uma experiência sensorial.

Quando colocado no infusor, ele dá a impressão de ocupar bem pouco espaço por conta das folhas enroladas, mas ao entrar em contato com a água quente, as folhas se abrem totalmente, liberando um aroma delicado e o suave sabor herbal. 

Outra curiosidade do chá oolong é que ele é chamado de chá azul. Por ser uma variação menos oxidada do chá verde – que é chamado de Lǜchá – o oolong é chamado na china como Qīng chá (wūlóngchá), que também significa chá verde, mas nesse caso, se classifica como oolong.

Outra explicação vem do fato do Oolong ser parcialmente oxidado. A folha fica metade um tom de verde e metade um tom de preto e a mescla dessas cores resulta num tom de azul marinho. Por isso chá azul.

Quais os benefícios do chá oolong?

O chá oolong é muito conhecido por ser rico em sais minerais e vitaminas. Entre suas propriedades está acelerar o metabolismo, ser estimulante, antioxidante natural e adstringente.

1. Propriedades antioxidantes, antígenas e adstringentes

Assim como todos os chás derivados da Camellia sinensis, o oolong possui antioxidantes e antígenos que auxiliam na eliminação de radicais livres e elevam a imunidade, assim evitando o risco de quadros gripais. 

E por conta da substância adstringente ele ainda previne o dano oxidativo das células,  além de diminuir o risco do envelhecimento precoce, doenças crônicas como diabetes, obesidade e ainda auxilia na diminuição do colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom (HDL). 

2. Acelera o metabolismo

Por possuir propriedades digestivas, como as catequinas polifenóis, que ajudam a reduzir o apetite, o oolong acelera o metabolismo auxiliando também na redução de gorduras no organismo e ainda protege a saúde do fígado.

3. Foco e bem-estar

Uma substância muito famosa presente na Camellia sinensis é a L-teanina, um aminoácido que auxilia no aumento dos hormônios da felicidade – serotonina e dopamina – que ajudam a amenizar os sintomas da ansiedade. Ele ainda auxilia na função cerebral por conter um baixo teor de teína, que deixa relaxado sem perder o foco. 

Oolong é sem dúvida alguma apaixonante e cheio de surpresas e na Moncloa você pode encontrar duas versões de oolong, ambas em embalagens azuis. O Oh Berry é um blend de oolong com framboesas que fica incrível tanto quente quanto gelado. E para os fãs de sabores mais cítricos, o Mountain High é a versão com limão, ideal para ser consumida logo pela manhã para melhorar a imunidade. 

Descubra seu preferido. Enjoy your momentea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.