Conheça nossos Óleos Essenciais
Conheça nossos Óleos Essenciais

Conheça nossos Óleos Essenciais

Cuidar de si sempre vale a pena. E os óleos essenciais podem ser uma porta de entrada para recarregar as energias, relaxar e repousar, ou seja, fazer um ritual de autocuidado só seu.

Esses compostos super concentrados podem ser encontrados em vários formatos, como blends, roll‑ons, home‑sprays e acessórios… Pra começar agora mesmo o seu ritual, basta escolher o que mais funciona na sua rotina.

Pra ajudar nessa jornada, separamos algumas informações sobre os óleos essenciais. Nesse texto você encontra:
– O que são óleos essenciais; 
– Diferença entre notas altas, médias e baixas;
– Opções de óleos essenciais da Moncloa. 

O que são os óleos essenciais?

Óleos essenciais são a base da aromaterapia. Eles podem ser definidos como: substâncias super concentradas, extraídas de plantas ricas em propriedades medicinais que são facilmente absorvidas pelo nosso organismo gerando inúmeros benefícios.

As notas de cada óleo essencial 

Cada óleo essencial tem uma nota, essa classificação caracteriza seu aroma, suas propriedades e de qual parte da planta foi extraído o óleo.

Como essa informação é determinante pra começar a utilizar esses compostos no seu dia a dia, vale a pena conhecer mais sobre as notas baixas, altas e médias.

A pureza das notas baixas

Óleos de notas baixas possuem aroma profundo e fixador. Sua origem vem das madeiras, raízes, resinas e folhas secas. E algumas de suas propriedades são: regenerar, tonificar e revigorar. 

Algumas opções são: 

Tea Tree

O mais imunoestimulante dos óleos essenciais, o tea tree cria uma barreira de proteção contra a ação de bactérias, fungos e vírus. Também revitaliza e revigora o corpo, amenizando a fadiga física e mental e trazendo disposição. Quando usado na pele de forma diluída, ajuda na recuperação de lesões. 

Patchouli

Para evocar flexibilidade e renovação de velhos conceitos. Esse óleo essencial naturalmente tem poder estimulante, mas pode ser calmante e sedativo quando usado generosamente. No uso tópico, age na regeneração e hidratação da pele. 

Alecrim

Um tônico que favorece a memória e a concentração enquanto alivia o cansaço e o esgotamento, ideal para utilizar no ambiente de trabalho ou estudos. Além disso, seu uso tópico e diluído estimula o couro cabeludo e ajuda a regenerar folículos capilares. 

Olíbano

Promovendo sensações de segurança e aliviando tristezas e frustrações, esse óleo essencial é um apoio para os momentos de instabilidade emocional. Seu aroma desacelera e aprofunda a respiração, proporcionando um efeito relaxante que combate a insônia. Usado na pele de forma diluída, promove rejuvenescimento e elasticidade. 

Cedro

Com ação tônica sobre o sistema nervoso e respiratório, o óleo essencial de cedro promove fortalecimento do organismo enquanto acalma a ansiedade, dando o apoio necessário para enfrentar desafios. Seu uso tópico diluído ajuda a aliviar problemas de ressecamento da pele. 

O equilíbrio das notas médias

Já os óleos de notas média tem um aroma equilibrado e suave. Sua origem vem das flores, folhas, cascas, ervas e sementes. E algumas das suas propriedades são: acalmar, harmonizar e equilibrar.

Algumas opções são:

Ylang ylang

Desperta uma série de sensações que melhoram o humor e trazem mais autoconfiança, auto-estima e criatividade, sendo ideal para o momento de iniciar um novo projeto. Diluído para uso tópico, é adequado para qualquer tipo de pele e estimula o couro cabeludo.

Lavanda

O mais versátil da aromaterapia, esse óleo essencial é o ícone do equilíbrio do corpo, da mente e das emoções. É um apoio relaxante para diminuir o estresse e a insônia. Também pode ajudar na proteção do organismo agindo como analgésico, anti-séptico e anti-inflamatório.Quando usado na pele, apoia o rejuvenescimento e equilíbrio.

Gerânio

Um suporte de força e segurança para a tomada de atitudes, o óleo essencial de gerânio estimula a auto-expressão enquanto ajuda a aliviar tensões nervosas. Auxilia na regulação hormonal enquanto age como purificador para todos os tipos de pele. 

O estímulo das notas altas

Os óleos de notas altas são especiais, com aroma marcante e volátil. Sua origem vem das cascas de frutos, galhos, ramos e sementes. E algumas das suas propriedades são: estimular, energizar e oxigenar. 

Algumas opções são: 

Bergamota

Auxilia a reduzir a ansiedade e prevenir a somatização enquanto colabora para um sono mais tranquilo. Quando diluído para uso na pele, esse óleo essencial puro ajuda a revigorar e fortalecer, especialmente as peles mistas e oleosas. 

Laranja-doce

Contribui para deixar qualquer dia melhor. Refresca e estimula ao mesmo tempo que acalma. Versátil e delicioso, é perfeito para aliviar as tensões do dia a dia, além de reduzir a retenção de líquidos e facilitar a digestão. 

Limão siciliano

Um tônico que contribui para dar concentração e aliviar a ansiedade na hora de focar nas tarefas. Ao mesmo tempo, ajuda nas defesas do organismo como um anti-séptico.

Peppermint 

Parceiro de um dia intenso de trabalho, esse óleo essencial traz clareza para a mente, aliviando a fadiga mental e promovendo a comunicação. Também ajuda o corpo diminuindo dores de cabeça, problemas digestivos, dores musculares e cãibras. 

LEIA TAMBÉM: Blends de Aromaterapia

E você, já conhecia o poder dos óleos essenciais? Ah, e para conhecer toda a nossa linha de produtos, procure a franquia Moncloa mais próxima ou compre online. Siga também nosso Instagram.

Um comentário

  1. Pingback: Vem conhecer o óleo de semente de uva - Blog Moncloa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *