Não existe bebida mais brasileira que café, né? Ele faz parte de muitos dos nossos rituais. Seja pra despertar ou reenergizar, é sempre uma boa pedida, em qualquer hora do dia.
Seu sabor é inigualável, e sua variedade de formas de preparo ajudam a despertar o melhor de sua textura, aroma e intensidade.
Pra saber fazer um bom café, existem alguns detalhes que podem despertar o melhor da sua bebida.
E como a gente tá aqui pra ajudar, separamos algumas dicas que vão proporcionar um café mais saboroso e envolvente para todos os seus rituais.
Nesse texto você vai encontrar:
– Diferença entre Cafés Tradicionais e Cafés Especiais e Microlotes;
– Diferença entre as moagens dos cafés;
– A temperatura ideal da água;
– Receitas para preparar seu café em casa.
Café quentinho pela manhã, esse é o ritual de autocuidado que você merece. Vem aprender a fazer um bom café, vem!
Escolha um produto de qualidade
A escolha de um bom café determina o sabor, o aroma, a textura e a intensidade perfeita da sua bebida.
Isso acontece porque o Café Tradicional, esse que compramos em grandes redes e que são embalados muitas vezes à vácuo, é produzido com folhas e frutos de qualidade inferior (normalmente da combinação de duas espécies: arábica e conilon).
Essa falta de seleção dos grãos, resulta em um sabor desagradável, que por sua vez é mascarado com uma torra muito escura e queimada
Tudo isso garante uma bebida de sabor e aroma mais amargo e sem um sabor marcante, fazendo do açúcar, um dos seus melhores aliados para bebê-lo.
Cafés especiais e Microlotes de Café, por sua vez, são desenvolvidos com grãos altamente selecionados, das sementes dos frutos da planta Coffea Arabica e produzidos com rigorosos processos visando a máxima qualidade e diferenciação.
Essa alta seleção de grão garante o destaque de atributos como o aroma, o sabor, a doçura, um equilíbrio de acidez e assim por diante.
Essa união de fatores garante um café perfeito, extremamente saboroso e bem equilibrado. Ou seja, fácil de beber quentinho, sem açúcar, a qualquer hora do dia.
Fique de olho na moagem do café
Existem inúmeras formas de preparar café, e cada uma delas desperta características distintas da bebida.
Dentre elas estão os seguintes preparos:
– Moka, que produz um café mais forte e intenso.
– French Press, que proporciona um café mais encorpado e aromático.
– Coador, que garante uma bebida mais suave e saborosa.
Mas e o que a moagem do café tem a ver com isso? Tudo.
A moagem é importante para garantir a extração correta do café, de acordo com o método de preparo escolhido.
Para acertar vale seguir a seguinte recomendação:
– Para cafés na French Press, escolha uma moagem grossa;
– Para cafés na Moka, escolha uma moagem média;
– Para café de Coador, escolha uma moagem média.
Ah, o café moído na hora garante ainda mais sabor para a sua bebida, por isso, vale a pena investir em um bom moedor e moer apenas o necessário para cada um dos seus rituais de café.
Verifique a temperatura da água
Assim como no preparo do chá perfeito, um bom café pede uma temperatura ideal da água. Normalmente o indicado é que a água esteja entre 90° e 96° graus.
Ela pode sim estar fervida, desde que não esteja em ebulição no momento de contato com o pó do café.
Para conseguir a água em 95°C sem termômetro, basta ferver a água e esperar de 3 a 5 minutos para passar o café.
Despeje a água devagar
Essa é uma dica que vale, principalmente, para o café de coador. Ao iniciar o processo, vale escaldar o filtro e descartar essa primeira água. Esse processo coloca o filtro e o coador na mesma temperatura da água e mantém o seu café quentinho por mais tempo.
Depois disso, coloque a quantidade de pó de café desejada, molhe com um pouco de água quente e espere essa primeira extração ser concluída.
Para um café com sabor e aroma mais equilibrados, despeje o restante da água de maneira constante e lenta, fazendo movimentos circulares. Ah, outra coisa, o processo de extração deve acontecer entre 2 e 4 minutos, ok?
Receitas para preparar o seu café em casa
Na Moka
Pensada para produzir um café concentrado, quase como um espresso. É uma ótima opção para quem gosta de um café bem forte ou para tomar com leite.
Como preparar: Coloque água no compartimento inferior até a marcação interna na altura da válvula de segurança. Encaixe o compartimento do meio em forma de funil e preencha-o com café com moagem média. Encaixe o compartimento superior e leve a cafeteira ao fogo em chama baixa, até o café começar a sair no compartimento superior. Desligue o fogo e espere todo o café ser extraído.
Na French Press
Uma cafeteira que faz o café por infusão.
Como preparar: Basta colocar na cafeteira e acrescentar a água quente. Mexa com uma colher e espere 4 minutos. Coloque a tampa e abaixe o êmbolo.
Para cafeteira pequena: 20 a 30g (dias a três colheres de sopa bem cheias) de café e 300ml de água.
Para cafeteira grande: 60 a 80g (6 a 8 colheres de sopa bem cheias) de café e 800ml de água.
No Coador
O método de preparo mais usado pelos brasileiros, é apreciado pela versatilidade agradando todos os paladares.
Como preparar: Escalde o filtro de papel com um pouco de água quente e descarte
a água. Coloque no coador de 20 a 30g (de 2 a 3 colheres de sopa bem cheias) de café. Acrescente 30ml de água quente a 95ºC e espere 30 segundos. Coloque mais 270ml de água lentamente em movimentos circulares durante 1 minuto.
Experimente com: Kit de Café Coffee Selection, Café Toffee Hug, Café Nutty Mood, Café Chocolate Bloom, Café Sweet Cherry, Café Berry Fudge, Café Rio Brilhante.
LEIA TAMBÉM: Rituais de Autocuidado
E você, já sabia fazer um bom café? Aproveite o nosso manual. 🙂 Ah, e para conhecer toda a nossa linha de produtos, procure a franquia Moncloa mais próxima ou compre online. Siga também nosso Instagram.
Pingback: Os melhores acessórios de café Moncloa - Blog Moncloa