Como criar seu ritual de autocuidado diário
Como criar seu ritual de autocuidado diário

Como criar seu ritual de autocuidado diário

Academia todos os dias, alimentação balanceada, meditação constante e skincare com mais de oito passos, religiosamente, pela manhã e pela noite. Com tantas atividades para adicionar ao checklist diário, manter um ritual de autocuidado pode parecer impossível. 

Com apenas 24 horas por dia, será que dá pra manter uma rotina tão complexa? Por outro lado, não fazer nada pelo seu próprio autocuidado transforma o trabalho, as obrigações e a correria em uma bomba relógio. Quanto tempo falta pra explodir?

É no limite e no equilíbrio que podemos encontrar respostas para todas essas perguntas. Afinal, é possível sim, adicionar rituais de autocuidado diários no dia a dia de um jeito saudável e prático. E a gente tem algumas sugestões que podem te ajudar a fazer acontecer.

Antes de começar, vale ressaltar que nenhuma dessas sugestões é absoluta. Dificilmente elas acontecerão de forma roteirizada. Bem pelo contrário. Pra colocar em ação de verdade, elas precisam fazer sentido, caber no seu tempo e na sua rotina, de forma respeitosa e saudável. Por isso, vale ler com o coração aberto, pronta pra adaptar o que faz sentido, do seu jeitinho.

Vamos começar pensando, o que é autocuidado?

A palavra pode parecer intuitiva né, autocuidado é cuidar de si, nem que seja um pouquinho por dia ou por semana. Mas ela também pode ter um significado mais profundo, se a gente pensar com mais carinho.

Talvez o autocuidado possa ser definido através de uma ação: aqueles cinco minutos de autorreflexão, em que você se olha e realmente se vê, sabe? Todo mundo já passou por isso, em uma conversa entre amigos, no processo terapêutico e até, na frente do espelho. É o exato momento em que, consciente ou inconscientemente, é possível se perceber por inteiro e captar algo sobre si mesmo que estava esquecido, quase perdido.

Pra essa percepção se tornar autocuidado de verdade, precisa vir seguida de ação. Afinal, se perceber e agir para manter essa sensação, com cuidado, atitude e carinho, pode ser um caminho para viver uma vida mais plena e feliz. A repetição de tudo isso, dentro da rotina, pelo simples prazer de agir com mais amor-próprio, transforma tudo isso em ritual. 

Pra colocar em prática: 

A palavra autocuidado se propagou com um significado muito ligado à autoestima física, mas ela é mais profunda que isso. Podemos pensar em quatro pilares macro que afetam a vida: o autocuidado físico, o autocuidado emocional, o autocuidado social e o autocuidado espiritual.

Eles estão conectados e um não exclui o outro. Afinal, não é de hoje que ouvimos por aí que a saúde física afeta a emocional, que está intimamente ligada às conexões sociais e tudo isso garante uma expressão espiritual, que nutre a alma.

Pra colocar em prática sem regra, de um jeito mais intuitivo, vale pensar: o que traz paz para o seu físico, emocional, social e espirítual? O que seu corpo e a sua mente pedem ansiosamente? Pra quem não consegue descrever em palavras, aqui vai uma mãozinha:

→ Um encontro entre amigos, regado de amor, comida e bebida;
→ Dez minutos sentada em meio a natureza, em completo silêncio;  
→ Começar aquela aula perdida na sua lista de desejos: patins, pintura, yoga, circo… 
→ Alguns minutos de contemplação carinhosa em frente ao espelho;
→ Uma ligação, um abraço, um beijo nas pessoas que ama. 

Vale pensar nos pilares do autocuidado como uma forma de contemplação da própria vida. Se vale a pena estar vivo (e a gente sabe que vale!), de que forma posso me conectar ao meu corpo, à minha mente, aos meus amigos, e à minha crença espiritual? 

Pequenos rituais para o dia a dia

Até aqui, pensamos o autocuidado de forma ampla. As perguntas foram densas e as reflexões muitas. Mas existem também uma forma de aplicar esse processo em micro-momentos do seu dia a dia, de jeitos simples e significativos e, que podem ser a porta de entrada para hábitos e reflexões mais profundas.

Algumas sugestões de pequenos rituais de autocuidado que podem ajudar a começar esse processo: 

→ Transformar a hora do banho em um ritual de purificação e contemplação. Pra fazer isso, basta escolher produtos com bons sensoriais, mudar o mindset do banho para o de ritual, garantir alguns minutos pra relaxar e curtir.
→ Enriquecer as pausas no trabalho com elementos sensoriais. Pra fazer isso, basta adicionar outros elementos além das telas, a infusão de um bom chá, o uso de boas aromaterapias ou até o sensorial de um bom creme. Tudo pra desligar a mente por alguns minutinhos.
→ Transformar a hora de dormir com ingredientes que relaxam e acalmam. Pra fazer isso, tome um banho intencional, baixe as luzes, se afaste das telas e use e abuse de produtos com ingredientes como a lavanda e a camomila.

Entende como esses pequenos rituais de autocuidado podem, com equilíbrio, ajudar a manter todos os pratinhos no ar? Com essas pequenas pausas, intencionadas e lúcidas, é possível nutrir os espaços que sobram entre as obrigações, fazendo com que a energia circule com mais respiro e o resto da vida continue acontecendo de forma saudável.

Pra finalizar, vale um alerta, apesar dos rituais de autocuidado transformarem a sua vida pra melhor, não dá pra esquecer que a vida não é linear. A rotina tem altos e baixos e há momentos em que é necessário reavaliar com olhos carinhosos.

Por isso, não deixe o autocuidado se tornar uma cobrança absurda. O que importa mesmo é tentar manter um equilíbrio saudável. E quando algo der errado, basta recomeçar. Afinal, a vida é uma jornada de eternos recomeços.

Gostou de saber mais sobre esse tema? Pra continuar os seus rituais, procure a franquia Moncloa mais próxima ou compre online. Siga também nosso Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *