O que são cafés especiais?
O que são cafés especiais?

O que são cafés especiais?

Não tem nada mais gostoso que um bom café pela manhã ou ainda, no meio da tarde, não é? E os cafés especiais são uma boa pedida para esses rituais, afinal, possuem aromas e sabores únicos.

As dicas para fazer um bom café você já tem, agora a gente vai falar um pouco mais sobre os cafés especiais. Uma nomenclatura que define, tecnicamente, cafés de alta qualidade. E pode gerar confusão aos mais leigos.


Nesse texto você encontra:
– a definição de cafés especiais; 
– como esses cafés são produzidos;
– atributos para avaliação de um café especial; – opções da Moncloa.

Vem conhecer mais sobre essa categoria e transformar o seu jeito de tomar café! Você merece esse ritual. 

O que são Cafés Especiais?

Cafés especiais fazem parte de uma categoria de cafés de alta qualidade. Em sua composição possuem grãos selecionados e processamento cuidadoso, da colheita à torra.

Esse tipo de café também costuma atingir, no mínimo, 80 pontos, de acordo com a Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA) que determina a qualidade da bebida em uma escala de 0 a 100 pontos.

Para alcançar essa nota e se tornar um café especial, é preciso que a bebida analisada garanta: altíssima qualidade sensorial, ausência de defeitos físicos e não possua impurezas nos grãos.

Você sabe como um café especial é produzido?

Os melhores cafés são produzidos das sementes dos frutos da planta Coffea Arabica. A região onde o café é plantado e o cuidado com que é feita a colheita e a secagem definem as características da bebida, proporcionando uma infinidade de sabores e experiências. 

A torra é um processo artesanal que destaca aromas e sabores naturais contidos dentro do grão, por isso fazer uma boa torrefação é essencial para garantir a qualidade do café.

As embalagens também são importantes para preservar o sabor da bebida. Normalmente possuem uma válvula que impede a entrada de oxigênio, evitando a oxidação e deixando o café sempre fresquinho. 

Atributos para avaliação de um café especial

Esses atributos definem características sensoriais que transformam a forma que o paladar recebe o café. Elas variam de acordo com os grãos de café utilizados e podem proporcionar inúmeros sabores, texturas e experiências. Vale a pena conhecer algumas delas:

Fragrância: define o famoso cheirinho do café quando moído e ainda seco.

Aroma: define o cheirinho de café quando recebe a água quente.

Sabor: as primeiras impressões do gosto da bebida. A partir dele são definidas as notas sensoriais como: chocolate, amêndoas, mel, açúcar, geléia e muito mais. 

Doçura: o sabor agradável que só os cafés especiais possuem. Não chega a ser um açúcar real, mas é um sabor que facilita que a bebida seja tomada sem açúcar. 

Corpo: uma sensação tátil deixada na língua e no céu da boca, de peso, viscosidade e 

consistência; 
Acidez: a sensação deixada na lateral da língua, a acidez é responsável pela vivacidade, frescor e brilho sensorial do café especial.

Opções da Moncloa

Chocolate Bloom

Um café produzido a partir dos grãos do Cerrado Mineiro. Seu sabor é naturalmente achocolatado e adocicado agrada qualquer pessoa, do mais leigo a apreciadores mais exigentes. Ou seja, é o café perfeito para qualquer ocasião.
Sugestão de preparo: Cafeteira Moka. Combina muito bem com leite 

Nutty Mood

Produzido com grãos do Norte Pioneiro do Paraná, é um café bem suave, com amargor baixo e acidez delicada. Seu sabor amendoado é totalmente natural do grão, sinal de grande qualidade.  Um ótimo café para tomar puro. 
Sugestão de preparo: Prensa Francesa.

Toffee Hug

Produzido pela família Gossi, uma das famílias mais antigas da Região do Cerrado Mineiro. O Toffee Hug possui sabor equilibrado e notas de caramelo. Além disso, é muito adocicado, lembrando uma bala toffee. 
Sugestão de Preparo: Pressca

LEIA TAMBÉM: Manual para fazer um bom café

E você, já conhecia todos os detalhes sobre os cafés especiais? Vale a pena experimentar nossas opções, viu?

Ah, e para conhecer toda a nossa linha de produtos, procure a franquia Moncloa mais próxima ou compre online. Siga também nosso Instagram

Um comentário

  1. Pingback: Os melhores acessórios de café Moncloa - Blog Moncloa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *